Unidade de Pronto Atendimento UPA-24H é retomada em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 13/09/2018

Um novo capítulo foi escrito na história da cidade de Francisco Morato na quarta-feira,12. As obras de reestruturação e adequação da nossa Unidade de Pronto Atendimento (UPA-24H) começaram imediatamente após a prefeita Renata Sene assinar a ordem de serviço autorizando o início dos procedimentos.
Abrir a nossa UPA-24H foi prioridade eleita por unanimidade em todas as plenárias do Plano Plurianual Participativo (PPA) realizadas em vários bairros durante o ano passado; e acabar as obras que estão paradas na cidade há anos já é realidade.
Prova disso é que duas importantes obras relacionadas à área da saúde já foram entregues à população, as Unidades de Saúde da Família do Jardim Sílvia e do Jardim Arpoador. Ambas sediadas em prédios próprios, significando economia em alugueis que serão revertidos à população.
“Fomos às ruas perguntar para os moratenses o que eles queriam que fosse feito, porque todos estão cansados de saber que Francisco Morato tem pouco recursos, mas que recursos são esses? Como destinar esses recursos? E em 100% dos pedidos do PPA, a UPA foi a prioridade. Francisco Morato tinha vergonha de ter obra parada e para fazer que o sentimento da cidade mudasse, para que todos se sentissem vencedores, sabíamos que precisávamos acabar com as obras paradas. É questão de honra. Temos que terminar e colocar pra funcionar. Não porquê isso é importante politicamente, mas sim, importante para a população de Francisco Morato acima de tudo”, disse a prefeita Renata Sene que ainda destacou que a próxima obra a ser retomada, será a da prefeitura na entrada da cidade.
Renata também destacou o apoio da Câmara Municipal, “Quero agradecer a presidente da Câmara, Márcia, e toda a Câmara de Vereadores, sem exceção, pois tenho o maior respeito por eles, pela coerência, os projetos importantes para a cidade, então, eu gostaria de render minha homenagem a cada um de vocês, por essa parceria de trabalho acima de tudo. É através de todos vocês que estamos conduzindo esse trabalho que nos traz frutos e dará ainda mais”, disse.
A assinatura da ordem de início dos serviços foi feita no pátio externo do prédio da UPA-24H e, além de um grande público, contou com a presença de representantes da Construtora Lettieri Cordaro, empresa responsável pelas obras, do superintendente municipal de Saúde, Marcelo Simões, dos demais secretários municipais, do vice-prefeito de Morato, Araguacy Ávila, do prefeito de Franco da Rocha, Kiko Celeguim, da presidente da Câmara, vereadora Marcia Della Torre, dos vereadores Claudemir Corrêa Leite, o Mimo, Ildo Gusmão, Joãozinho, Nelsinho da Periferia, Giba, Flor Cabeleireiro, João Raposo, Kaiser e Jair Sene, e da prefeita Renata Sene.

“O projeto é de 2010, quando começou a ser desenvolvido e ficou pronta no final de 2012 e a obra ficou parada por quatro anos. O projeto não estava adequado. Faltava a entrada de emergência, não era previsto tubulação de gás, havia necessidade de adequação das salas. Tudo para que houvesse autorização do Ministério da Saúde, para que nossa UPA fosse reconhecida”, ressaltou o superintendente de saúde Marcelo Simões.

Quando pronta, a UPA-24H, além dos serviços de urgência e emergência, terá no mesmo prédio outros serviços disponíveis à população e o maior e melhor centro de especialidades da cidade.
A previsão de entrega da obra é de sete meses.