Mais uma unidade de saúde é reformada e entregue à população

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 24/05/2018

A manhã do dia 21 de maio foi especial em Francisco Morato, mais especificamente no bairro Jardim Alegria; isso porque foi entregue à população a ampliação e a reforma da Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Walfrido Tibúrcio, localizada no bairro. Os recursos para execução da obra estavam parados desde 2014.
Esta é a sétima unidade de saúde reformada, readequada e equipada entregue à população desde o ano passado.

A reforma e readequação da unidade aconteceram graças a uma emenda parlamentar do deputado Vanderlei Macris, a pedido da vereadora Marcia Della Torre, que estava parada desde 2014 e foi retomada em 2017, algo que foi ressaltado no discurso da vereadora.
Além da reforma e readequação de todo o espaço, a partir de agora, a USF tem mais uma área, com aproximadamente 150 m2, e passa a contar também com novos equipamentos que auxiliarão no atendimento, um aparelho de eletrocardiograma e um desfibrilador.

Também a partir deste ano, todas as unidades de saúde de Morato, assim como a USF do Jardim Alegria, possuem alvará sanitário e Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), procedimentos adotados pela primeira vez na história da cidade.
Com a ampliação das instalações, as agentes comunitárias de saúde agora tem um espaço de reuniões próprio para elas. No bairro que tem cerca de 20 mil habitantes, cerca de 5 mil famílias são referenciadas no Programa Saúde da Família.

“Nosso trabalho é em favor dos moratenses acima de tudo, e o trabalho feito em união com a Câmara de Vereadores fortalece o trabalho em prol da cidade”, disse a prefeita Renata Sene no evento de reinauguração da USF.

Além da prefeita Renata Sene e do vice-prefeito Dr. Araguacy Ávila, estiveram presente à cerimonia os vereadores Alex, Joãozinho, Kaiser, Jair Sene, João Raposo, Mimo e Giba, os secretários municipais Marcelo Simões (Saúde), Wagner Santana (Assistência e Desenvolvimento Social) e Lélia Hartmann (Educação) e o filho do homenageado que dá nome à unidade, o Dr. Eugênio Tibúrcio.

Serviços de obras também foram feitos no bairro na última semana
Foram realizados limpeza, desassoreamento aprofundamento e alargamento em alguns trechos da calha do Ribeirão Euzébio paralelo a Avenida Ouro Preto no Jardim Alegria; limpeza em valas de drenagem que deságuam no Ribeirão, sendo: Avenida Itabirito à Avenida Ouro Preto, Avenida Furnas à Avenida Ouro Preto, Avenida Ouro Preto Lado oposto ao Ribeirão, Avenida Barbacena que deságua na Rua Divinópolis e depois no Ribeirão, Avenida Furnas à Av. Ouro Preto, dois trechos na Avenida Três Corações e dois trechos na Av. Cabo Verde.
Além da realização da Operação Tapa-Buracos, também na Av. Ouro Preto.