A Semana do Aleitamento Materno teve início na última quarta-feira e a Prefeitura Municipal de Francisco Morato apoia a causa mundialmente conhecida

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 06/08/2018

A Semana Mundial de Aleitamento Materno que acontece de 1 a 7 de agosto, é uma campanha mundialmente focada na proteção e desenvolvimento da criança, com o objetivo de reforçar a importância do leite materno.
Amamentação é a Base da Vida, é a campanha de aleitamento do Ministério da Saúde em 2018 e ressalta a importância do leite materno para as crianças até dois anos e exclusivo até os seis meses de vida. Orientação feita pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além de reduzir em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, a amamentação materna também reduz casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

Infelizmente nem todas as mães conseguem amamentar, e foi pensando nelas que foi criado o Serviço de Banco de Leite Humano (BLH). Os Bancos de Leite são iniciativas públicas vinculadas a hospitais infantis e maternidades, responsáveis por promover o aleitamento materno e executar as atividades de coleta.

Na nossa região (Cimbaju) não existem bancos de leite, mas na capital paulista três hospitais recebem a demanda de toda região:

· Hospital Maternidade Prof. Dr. Alípio Correa Netto - Telefone: 3394-8046

· Hospital Municipal Campo Limpo - Telefone: 3394-7693

· Hospital e Maternidade Cachoeirinha - Telefone: 3986-1011

Qualquer mulher saudável, que esteja amamentando e produza mais leite do que o necessário para o seu bebê pode se tornar uma doadora. Basta entrar em contato com o banco de leite mais próximo e manifestar o desejo de doar.

Imagem: Agência Brasil -EBC