Francisco Morato intensifica vacinação contra a febre amarela

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 18/01/2018

Desde o dia 13 de janeiro, Francisco Morato intensificou sua campanha de vacinação contra a febre amarela, realizando mutirões na passarela do Terminal de Ônibus e também na Unidade de Saúde da Família do Jardim Alegria. Até o momento pouco mais de 100 mil moratenses foram imunizados.

A flexibilidade do horário, sendo das 15h00 às 20h00 no Terminal e das 08h00 às 20h00 na Unidade de Saúde do Jardim Alegria fez com o que cerca de 2 mil pessoas por dia tomassem a vacina. A campanha na cidade começou em agosto imunizando primeiro o cinturão de mata da cidade.

Sexta, 19, haverá vacinação na passarela do Terminal, das 15h00 às 20h00 e na Unidade de Saúde do Jardim Alegria, das 08h00 às 20h00. No sábado, haverá vacinação apenas na Unidade do Jardim Alegria das 08h00 às 15h00.

Além dos mutirões, a vacinação também está acontecendo nas unidades de saúde da cidade do Jardim Casa Grande, Vila Espanhola, Jd. Nova Esperança, Vila Guilherme, Parque 120, Parque Paulista, Jardim Rosas, Jardim Santo Antônio e Jardim Silvia estão vacinando normalmente de 2ª a 6ª feira das 8h às 11horas.

Porém antes de procurar um posto de saúde, é importante saber se você está no grupo de pessoas que só podem tomar a vacina com autorização médica.

São elas: gestantes, lactantes (mulheres que estão amamentando até o sexto mês ) crianças com menos de nove meses e pessoas imunodeprimidas (baixa imunidade), como pacientes em tratamento quimioterápico, radioterápico ou com corticoides em doses elevadas (portadores de Lúpus, por exemplo), idosos acima dos 60 anos ( está liberado só se estiver com baixa imunidade) e pessoas com alergia grave à proteína do ovo. Para estes grupos, um médico deverá avaliar o benefício e o risco da imunização, levando em conta o risco de eventos adversos.

Vale lembrar que em toda cidade só está sendo aplicada a dose única da vacina e não a fracionada e que os macacos não transmitem a doença. Eles também são vítimas. A febre amarela é transmitida apenas pelas picadas dos mosquitos.