Agosto marca início da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo em Francisco Morato

Por: Coordenadoria de Relações Públicas | Em: 06/08/2018

A Prefeitura Municipal de Francisco Morato, por meio do SAME (Serviço de Assistência Médica de Francisco Morato), seguindo orientação do Ministério da Saúde, realizará a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, de 6 a 31 de agosto de 2018, tendo como dia de mobilização nacional os dias 04 e 18 de agosto.
O objetivo da campanha do Ministério da Saúde é manter elevada a cobertura vacinal contra a poliomielite e o sarampo nos municípios de todo o Brasil, visando evitar a proliferação do vírus selvagem da poliomielite, bem como vacinar os menores de cinco anos de idade contra o sarampo e a rubéola.
O público-alvo da ação são crianças de 1(um) ano até 4 (quatro) anos 11 (onze) meses e 29 (vinte e nove) dias de idade, correspondendo há 11.213.278 de crianças no país, e a meta mínima a ser alcançada corresponde a 95% de cobertura vacinal.
A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. Já o Sarampo é uma doença exantematosa aguda, provocada por um vírus, tendo como sintomas a febre, inflamação das mucosas do trato respiratório, erupção maculopapular generalizada seguida por descamação.

A higiene pessoal precária, entre outras faltas de cuidados, constituem fatores que favorecem a transmissão do vírus.
A poliomielite e o sarampo são doenças de notificação compulsória, onde a lei exige que seja comunicada às autoridades de saúde pública, para que com os dados possa ser monitorizada a doença, possibilitando anteversão de possíveis surtos.

Para garantir o melhor resultado da campanha, o SAME (Serviço de Assistência Médica de Francisco Morato) reforça a conscientização dos pais e responsáveis no incentivo às crianças para tomarem as gotinhas que garantirão um futuro melhor e mais protegido.